Cursos de Computação na UFG

Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

Cursos de Computação na UFG: Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

Qual cursos escolher? Essa é uma dúvida comum entre os alunos que estão na fase de escolher qual carreira seguir, e esperamos que este estudo ajude nessa tomada de decisão.

Para responder a essa pergunta optamos por analisar a grade curricular dos três cursos dentro de uma mesma instituição de ensino, nesse caso, a Universidade Federal de Goiás (UFG). Através de seu Instituto de Informática (INF), ela oferece esses bacharelados na área de Computação:

  • Engenharia de Software
  • Ciência da Computação
  • Sistemas de Informação

É importante notar que, mesmo que existam pequenas diferenças de currículo, os bacharelados de outras universidades têm características próximas dos cursos analisados.

 

Ainda na UFG, a Escola de Engenharia Elétrica e Computação oferece o curso de Engenharia de Computação (EC).

 

Veja também essas outras comparações entre cursos:

Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, usando os cursos da Unicamp.

Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de informação, usando os cursos da UFPE.

Oferta de vagas dos cursos no Brasil

 

Aqui no site do Compvidareal você pode consultar todos os cursos e faculdades da área de tecnologia oferecidos no Brasil, com dados do INEP de 2019. As informações que encontramos nessa pesquisa para esses cursos em universidades públicas e particulares são os seguintes:

Engenharia de Software

  • Qtde de vagas: 15.857
  • Qtde de cursos: 84
  • Qtde de universidades: 65

Ciência da Computação

  • Qtde de vagas: 81.917
  • Qtde de cursos: 539
  • Qtde de universidades: 278

Sistemas de Informação

  • Qtde de vagas: 174.334
  • Qtde de cursos: 645
  • Qtde de universidades: 392

Como se vê, os números relativos à Engenharia de Software são bem menores que os dos outros cursos. Isso acontece porque ele é bem recente: o curso da UFG foi o primeiro do Brasil, criado em 2008, e a primeira turma começou em março de 2009. As diretrizes curriculares específicas para este curso só foram formalizadas pelo MEC em 2012.

Cursos de Computação na UFG

 

Nos cursos oferecidos pelo Instituto de Informática (INF), as disciplinas são divididas entre o Núcleo Comum e o Núcleo Específico.

O Núcleo Comum reúne disciplinas obrigatórias para os três cursos, e constitui a formação básica em computação.

É no Núcleo Específico que a diferença entre os cursos fica evidente, pois cada um tem disciplinas próprias que dão a ênfase de cada curso.

Nesse estudo comparativo é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Foi feito com base nos projetos pedagógicos disponíveis no site da Universidade.
  • Consideramos apenas as disciplinas, e não a carga horária ou número de créditos.
  • Criamos as categorias “Matemática” e “Hardware” que não existem nos projetos pedagógicos da UFG (essas disciplinas originalmente estão no Núcleo Específico).
  • Usamos um código de cores para as áreas:
Cursos de Computação na UFG

A figura abaixo mostra as grades curriculares dos cursos de computação na UFG: Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

São todas as disciplinas obrigatórias e optativas, agrupadas por área e não por semestre:

Cursos de Computação na UFG - todas as disciplinas

A carga horária dos cursos é a seguinte:

  • Engenharia de Software: 3.200 horas
  • Ciência da Computação: 3.332 horas
  • Sistemas de Informação: 3.000 horas

Segue o detalhamento de cada área: Matemática, Núcleo Comum, Núcleo Específico, Hardware e Optativas.

Área de Matemática

 

Uma dúvida comum entre os alunos que querem escolher um desses cursos é: qual deles tem mais matemática? Pela figura abaixo, fica fácil responder a essa pergunta.

As disciplinas em comum entre os três cursos estão destacadas pela cor (vermelho mais escuro).

Obs: O curso de Engenharia de Computação, que não entrou nesse estudo, tem carga horária bem maior de disciplinas de Matemática (Cálculos, Físicas etc).

Cursos de Computação na UFG - disciplinas de matemática

Os cursos têm três disciplinas em comum: Álgebra Linear, Cálculo 1A e Probabilidade e Estatística A.

Ciência da Computação tem ainda outras disciplinas obrigatórias: Cálculo 2A, Cálculo Numérico, Equações Diferenciais e Ordinárias, Geometria Analítica e Matemática Discreta. Tem também duas da área de Física, Física I e III.

Núcleo Comum – básicas de computação

 

Para os três cursos de computação na UFG, são exatamente as mesmas disciplinas.

Aproximadamente 40% dos três cursos é composto por esse núcleo, que reúne as disciplinas que formam a base fundamental do conhecimento de computação: lógica, programação, algoritmos, estruturas de dados e bancos de dados.

Dos fundamentos, fica faltando apenas sistemas operacionais, que vai entrar mais adiante.

Cursos de Computação na UFG - núcleo comum

Núcleo Específico – as particularidades de cada curso

 

É aqui que cada curso assume sua personalidade. Ciência da Computação e Sistemas de Informação ainda têm algumas disciplinas em comum: Engenharia de Requisitos, Pesquisa Operacional, Redes de Computadores 1, Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais.

Sistemas Operacionais é obrigatória para esses dois cursos, mas é optativa para Engenharia de Software, por isso não entrou no Núcleo Comum.

Cursos de Computação na UFG - núcleo específico

Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software habilita o estudante a atuar na especificação, validação e gerenciamento de requisitos de software, além da definição da solução que atende aos requisitos, ou seja, a definição da arquitetura e do projeto detalhado desse software.

Algumas das habilidades desenvolvidas nesse curso:

  • Elaborar modelos de análise e de projeto (design) de software;
  • Aplicar técnicas de projeto ao desenvolver softwares concorrentes, distribuídos, orientados a objetos, orientados a eventos e que implementam a persistência de dados;
  • Avaliar design de software considerando, dentre outros quesitos: abstração, coesão, acoplamento e encapsulamento;
  • Aplicar técnicas de tratamento de exceção e tolerância a falhas;
  • Projetar componentes e módulos de software usando modelos, padrões de projeto e notações;
  • Escolher processos e modelos; linguagens e ferramentas; frameworks, plataformas e ambientes de construção de software;
  • Criar testes de unidade;
  • Elaborar e implementar planos de testes, planos de transição e de manutenção de software e documentação de software.

É interessante observar que o Núcleo Específico do curso de Engenharia de Software NÃO TEM NENHUMA DISCIPLINA em comum com os outros cursos.

As disciplinas, nesse caso, realmente enfatizam aspectos de gerenciamento dos processos de construção de software, modelagem, padrões de arquitetura e processos de qualidade.

Ciência da Computação

O objetivo do curso de Ciência da Computação é promover uma formação sólida em Computação, com profundo conhecimento teórico e prático, de forma a desenvolver a capacidade de abstração, modelagem, gerência e simulação de sistemas.

Algumas das habilidades desenvolvidas nesse curso:

  • Aplicar fundamentos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação;
  • Descrever a solução de problemas computacionais com o uso de algoritmos e embasamento científico;
  • Classificar problemas e propor soluções em função de sua computabilidade e complexidade;
  • Planejar, desenvolver e gerir projetos visando a construção de soluções com base científica e tecnológica;
  • Desenvolver e implantar sistemas de comunicação de computadores;
  • Elaborar técnicas de representação, organização e armazenamento de dados;
  • Identificar e gerenciar os riscos que podem estar envolvidos na operação de equipamentos de computação.

As disciplinas do Núcleo Específico do curso de Ciência da Computação aprofundam as bases conceituais da Computação, como Teoria dos Grafos, Complexidade Computacional  e Computação Paralela, e analisam aspectos práticos como a construção de Sistemas Operacionais e Compiladores, fundamentos da Computação Gráfica e Software Básico.

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação visa formar profissionais capazes de desenvolver soluções de Tecnologia da Informação para as necessidades de negócio das organizações, além de analisar os processos organizacionais para torná-los eficazes e eficientes.

Algumas das habilidades desenvolvidas no curso:

  • Identificar oportunidades para melhorias de processos organizacionais por meio de soluções de TI;
  • Analisar custo-benefício da utilização de TI;
  • Projetar e implementar soluções de Sistemas de Informação;
  • Gerenciar continuamente as operações de TI;
  • Interagir com os níveis organizacionais usando TI;
  • Ser criativo na adoção de TI;
  • Exercer liderança atuando em equipe multidisciplinar.

As disciplinas do Núcleo Específico do curso de Sistemas de Informação colocam em foco o uso de sistemas computacionais nas organizações, com disciplinas de empreendedorismo digital, introdução à administração de empresas, sistemas de apoio à decisão e governança corporativa de TI.

Área de Hardware

 

Não há muito o que falar sobre essa área: o único curso que oferece algum conteúdo é Ciência da Computação. Apenas duas disciplinas obrigatórias, Circuitos Digitais e Eletrônica para Computação.

Se você se interessa por hardware, esqueça esses três cursos: a melhor opção é Engenharia de Computação.

(Se quiser saber mais sobre o curso de Engenharia de Computação – que também é oferecido pela UFG -, veja a comparação entre os cursos da Unicamp e da UFPE).

Cursos de Computação na UFG - hardware

Optativas

 

Na lista de optativas de Engenharia de Software tem disciplinas que são obrigatórias para os outros dois cursos: Compiladores, Linguagens Formais e Autômatos, Pesquisa Operacional, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais.

Ciência da Computação e Sistemas de Informação têm algumas optativas em comum: Armazém de Dados, Jogos Digitais, Sistemas Multiagentes, Visualização de Informações e Web Semântica.

Em Engenharia de Software é preciso fazer pelo menos 3 optativas; Ciência da Computação são 4, e Sistemas de Informação, 2 optativas.

Cursos de Computação na UFG - optativas

Concluindo: qual o perfil de cada curso?

 

Engenharia de Software

O curso foca em processos de construção de software, desde o levantamento de requisitos até a aplicação de testes de qualidade e correção, passando pela definição de arquitetura e efetiva codificação de sistemas computacionais.

A ênfase do núcleo específico do curso é fundamentado em metodologias e processos de construção de software.

Ciência da Computação

O objetivo do curso é formar um profissional para atuar na construção de sistemas complexos e na evolução da tecnologia de software.

A ênfase do núcleo específico é no entendimento aprofundado dos fundamentos que sustentam a tecnologia de software e a sua evolução.

Sistema de Informação

O foco do curso é a construção e a gestão de sistemas corporativos.

A ênfase do núcleo específico é distribuída entre aspectos de gestão de sistemas corporativos, construção de software e disciplinas de administração de negócios.

Links Úteis (visitados em janeiro 2022)

 

Páginas dos 3 Bacharelados oferecidos pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás:

Engenharia de Software

Ciência da Computação

Sistemas de Informação

 

Veja a Pesquisa de cursos de Computação no Brasil e escolha qual o melhor curso para você.

Veja também a comparação entre os cursos da Unicamp e da UFPE.

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