Computação na UFPE
Comparação entre os cursos de BCC, BEC e BSIA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece 3 opções de bacharelado na área de Computação:
- Bacharelado em Ciência da Computação (BCC)
- Bacharelado em Engenharia da Computação (BEC)
- Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI)
Qual a diferença entre eles?
OBS: o estudo é de 2020; é possível que, com passar do tempo, ocorram mudanças nos currículos.
Nos primeiros semestres, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação são mais parecidos, e possuem diversas disciplinas em comum nas áreas de matemática e tecnologia (as específicas de computação). Com o andamento dos cursos, passam a ter particularidades próprias de cada um.
Em Ciência da Computação, os 6º, 7º e 8º semestres têm exclusivamente eletivas, que são oferecidas em diferentes áreas de computação, o que permite algum grau de especialização.
Engenharia da Computação tem maior carga de disciplinas na área de Matemática, e é o único curso que oferece disciplinas obrigatórias de hardware.
O curso de Sistemas de Informação, além de uma base em computação, tem disciplinas obrigatórias com foco em administração e gestão de processos, projetos e pessoas, que não são oferecidas nos outros dois cursos.
Estudo Comparativo dos Cursos
Nesse estudo comparativo dos três cursos, é importante considerar os seguintes aspectos:
- Tem base nos currículos disponíveis no site da Universidade.
- Considera apenas as disciplinas, e não a carga horária ou número de créditos.
- A classificação das disciplinas em áreas é nossa, e não da UFPE, então qualquer falha é nossa responsabilidade.
- Usamos um código de cores para cada área:
Nos primeiros semestres, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação são mais parecidos, e possuem diversas disciplinas em comum nas áreas de matemática e tecnologia (as específicas de computação). Com o andamento dos cursos, passam a ter particularidades próprias de cada um.
Em Ciência da Computação, os 6º, 7º e 8º semestres têm exclusivamente eletivas, que são oferecidas em diferentes áreas de computação, o que permite algum grau de especialização.
Engenharia da Computação tem maior carga de disciplinas na área de Matemática, e é o único curso que oferece disciplinas obrigatórias de hardware.
O curso de Sistemas de Informação, além de uma base em computação, tem disciplinas obrigatórias com foco em administração e gestão de processos, projetos e pessoas, que os outros dois cursos não oferecem.
Vamos analisar as características das seguintes áreas: Matemática, Tecnologia, Eletivas, Hardware, Humanas, Tecnologia e Negócios.
Área de Matemática
Uma dúvida comum entre os alunos que querem escolher um desses cursos é: qual deles tem mais matemática? Pela figura abaixo, fica fácil responder a essa pergunta.
As disciplinas em comum, que têm o mesmo código, estão destacadas pela cor (vermelho mais escuro).
BSI compartilha Cálculo 1 com os outros cursos, mas Matemática Discreta e Estatística e Probabilidade têm outro código, por isso supõe-se que deve haver alguma diferença no conteúdo.
Os alunos de BCC e BEC ainda fazem o mesmo curso de Matemática Discreta, Estatística e Probabilidade e Álgebra Linear.
BCC tem uma disciplina de Física, e BEC tem um currículo bem mais extenso da área de Matemática, próprio dos cursos de engenharia: 4 disciplinas de Física, Cálculo 2 e 3, Métodos Numéricos Computacionais e Eletromagnetismo.
Área de Tecnologia (específicas de computação)
Essas são as disciplinas pelas quais os estudantes de computação aguardam ansiosos, por estarem mais diretamente ligadas à área que escolheram como formação.
De novo, usamos o código de cores para destacar as mesmas disciplinas.
BCC e BEC têm um grupo grande de disciplinas em comum (com o mesmo código), praticamente todas as obrigatórias.
BSI, embora não tenha o mesmo código de disciplinas, é possível encontrar algumas equivalências:
Ou seja, os três cursos oferecem a base fundamental de computação: lógica, programação, algoritmos, estruturas de dados, sistemas operacionais e bancos de dados.
Ainda há algumas disciplinas obrigatórias que são próprias de cada curso.
Disciplinas Eletivas
A carga horária total dos 3 cursos está distribuída da seguinte forma:
Como em qualquer curso, há disciplinas eletivas. Porém, particularmente no curso de Ciência da Computação, essas disciplinas merecem maior atenção, uma vez que em BCC os 6º, 7º e 8º semestres têm exclusivamente disciplinas eletivas.
Essa é uma tendência interessante dos cursos de Ciência da Computação, pois deixa o aluno livre para escolher disciplinas e seguir um percurso individualizado.
Nos cursos de BCC e BEC, as disciplinas eletivas permitem traçar uma “trilha” de especialização nos seguintes tópicos:
O curso de Sistemas de Informação também tem eletivas, porém não há essa divisão por áreas.
Em qualquer universidade, sempre há os alunos que deixam para fazer a matrícula às 23h59 do último dia, incluem as obrigatórias e escolhem qualquer eletiva, só “pra fechar a grade”. Aqui, essa prática não é recomendada. Por quê?
Especialmente no curso de Ciência da Computação, é preciso dar atenção à escolha das eletivas, pois isso pode fazer toda diferença para conseguir seguir o perfil desejado.
Entretanto, para isso dar certo, é preciso um bom planejamento para conseguir cursar as eletivas desejadas. O curso não oferece todas as eletivas em todos os semestres.
Por exemplo, a tabela abaixo mostra as disciplinas eletivas do tópico “Sistemas Inteligentes”: as destacadas em amarelo são aquelas que foram oferecidas no semestre 2020.1, e pode ser que não sejam oferecidas no semestre seguinte.
Área de Hardware
Para quem se interessa por hardware, a opção é clara: Engenharia da Computação. Ciência da Computação tem apenas uma disciplina obrigatória nessa área, e Sistemas de Informação não tem nenhuma.
As disciplinas obrigatórias na área de hardware do curso de Engenharia da Computação são as seguintes:
IF674 – Infraestrutura de Hardware
EL215 – Circuitos Elétricos 1A
IF678 – Infraestrutura de Comunicação
ES413 – Sinais e Sistemas para Engenharia da Computação
ES232 – Introdução a Dispositivos Semicondutores
ES238 – Eletrônica 1
ES344 – Princípios de Comunicação
Área de Humanas / Área de Tecnologia e Negócios
É nessas áreas que está o grande diferencial de Sistemas de Informação. Há um conjunto de disciplinas que apenas esse curso oferece:
Disciplinas Obrigatórias de Humanas
LE732 – Inglês para Computação
AD431 – Administração Contemporânea
AD291 – Análise das Organizações
AD193 – Comportamento Organizacional
CT503 – Contabilidade de Custos e Gerencial
AD432 – Estratégia e Planejamento
Disciplinas Obrigatórias de Tecnologia e Negócios
IF978 – Gestão de Processos de Negócios
IF979 – Planejamento e Gerenciamento de Projetos
IF980 – Sistema de Gestão Empresarial
IF982 – Gestão da Informação e do Conhecimento
IF983 – Sistemas de Apoio à Decisão
IF986 – Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de SI
IF988 – Empreendimentos em Informática
IF989 – Tendências e Desafios em Sistemas de Informação
Então, além da base em tecnologia, é oferecida também uma formação com foco em administração e gestão de processos, projetos e pessoas.
Conclusão
O objetivo do estudo foi apresentar as diferenças entre os bacharelados de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Escolhemos a Universidade Federal de Pernambuco pelo fato da instituição oferecer os três cursos, o que facilita a comparação.
É importante notar que, mesmo que existam pequenas diferenças de currículo, os bacharelados de outras universidades terão características bem próximas dos cursos analisados.
Veja a Pesquisa de cursos de Computação no Brasil e escolha qual o melhor curso para você.
Veja também a comparação entre os cursos da Unicamp e da UFG.
Computação na UFPE
Computação na UFPE – Links Úteis (visitados em março 2021)
O PET-Informática criou uma wiki para o Centro de Informática, que tem informações muito úteis sobre os bacharelados, como as grades curriculares e um Manual de Sobrevivência. A wiki é melhor para entender a distribuição das disciplinas por semestre.
Páginas dos Bacharelados (os 3 são do campus Recife):