Tipos de Testes de Software

Que você precisa conhecer

Tipos de testes de software: todo produto que é criado precisa passar por um processo de controle de qualidade antes de chegar às mãos dos consumidores, certo?

É assim também na área de desenvolvimento de software.

conheça os diferentes tipos de testes, uma parte importante do processo de qualidade de software e que permeia outros processos da área de engenharia de software.

O que são testes de software?

Trata-se da investigação do programa com objetivo de levantar informações a respeito de sua qualidade em relação ao contexto no qual irá operar. 

Um teste de software é mais do que simplesmente avaliar as funções, a interface, segurança e as características de tempo de resposta do programa em relação a um determinado objetivo.

Deve analisar também a integridade (resistência a falhas), a portabilidade (é possível instalar e executar o programa em diferentes plataformas?) e a capacidade do software de lidar com várias solicitações simultâneas.

Em suma, um plano de teste de software deve ser capaz de avaliar a qualidade do programa em relação à funcionalidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade, entre outros atributos.

Teste funcional

 

Avaliam se o software funciona da forma esperada, e podem ser feitos de forma manual e/ou automatizada.

São empregadas técnicas distintas como teste de caixa-branca ou estrutural (avalia o comportamento interno do software, a partir do código fonte) e teste de caixa-preta (os dados de entrada são fornecidos e analisa-se o resultado obtido), por exemplo.

Diferentes níveis podem ser avaliados: unidades, unidades integradas, aplicativos e sistemas.

Teste de segurança

 

Verifica se os dados do software estão acessíveis apenas aos agentes aos quais se destinam.

Teste de volume

 

Checa como o software se comporta quando uma determinada quantidade de dados é fornecida a ele.

Teste de usabilidade

 

Avalia tudo que envolve a usabilidade do software: aspectos ergonômicos, consistência na interface com usuário, documentação destinada ao usuário, assistentes, ajuda on-line e sensível ao contexto, atributos estéticos e materiais de treinamento.

Teste de integridade

 

Verifica a resistência a falhas do software, se há robustez.

Checam ainda a compatibilidade técnica em relação à linguagem, sintaxe e uso dos recursos.

Teste de estrutura

 

Busca erros na estrutura interna do código fonte e pontos fracos.

São avaliações feitas por desenvolvedores e, geralmente, usadas em aplicativos ativados na Web.

A ideia, nesse caso, é assegurar que todos os links estão conectados, que o conteúdo correto será apresentado ao usuário e identificar links quebrados ou órfãos.

Teste de estresse

 

É um tipo de teste de confiabilidade.

Avalia como o sistema responde em condições normais.

O estresse do sistema pode incluir cargas de trabalho extremas, memória insuficiente, serviços e hardware indisponíveis ou recursos compartilhados limitados.

Teste em tamanho real

 

É um tipo de teste de desempenho.

Nele, compara-se o desempenho de um novo software com uma carga de trabalho e um sistema de referência conhecidos.

Teste de contenção

 

Analisam a habilidade do software para manipular, de forma aceitável, as demandas do agente em um mesmo recurso, como memória ou registro de dados.

Teste de carga

 

Também é um tipo de teste de desempenho.

É usado para validação e avaliação da aceitação dos limites operacionais de um sistema em cargas de trabalho variadas, enquanto o sistema em teste permanece constante.

Perfil de desempenho

 

Monitora o perfil de cronometragem do software, incluindo o fluxo de execução, o acesso a dados, as chamadas de função e do sistema para identificar e abordar possíveis gargalos de desempenho e/ou processos ineficientes.

Teste de configuração

 

O nome entrega: são testes feitos para avaliar como o programa se comporta em diferentes configurações de hardware e software.

Teste de instalação

 

Similares ao tipo de teste anterior: são testes feitos para garantir que o programa seja instalado de forma adequada em diferentes configurações de hardware e software.

 

 

Conheça algumas boas práticas de programação que você pode adotar.

Alguma dúvida? Mande uma mensagem!